As duas grandes montadoras japonesas, Honda e Nissan, farão parceria entre si para impulsionar a indústria de veículos elétricos e plataformas de software automotivo. De acordo com o relatório, ambas as empresas estão assinando um memorando de entendimento para executar a eletrificação, inteligência e plataforma de software de veículos elétricos, com o objetivo de reduzir os custos associados ao desenvolvimento de VE.
Vamos explorar as novidades em detalhes e entender por que essa colaboração aconteceu.
Honda e Nissan se unem para veículos elétricos e software
Ambas as montadoras, Honda e Nissan, assinaram o acordo porque a revolução dos veículos elétricos está crescendo a cada dia e muitos grandes concorrentes entraram no mercado. Portanto, é necessário combinar forças para que possam melhorar a tecnologia EV e, ao mesmo tempo, considerar veículos elétricos com boa relação custo-benefício.
De acordo com a Automotive News, o principal objetivo da colaboração entre as duas empresas é compartilhar tecnologias de baterias EV, produzir motores elétricos e outras peças EV cruciais.
Surge a questão: após o surgimento da Tesla, que se concentrou em tecnologias EV, conseguiremos sobreviver no mercado de EV? Assim, a principal preocupação é a rápida ascensão dos EVs da Tesla, e a Honda e a Nissan querem competir com a Tesla. É por isso que essa colaboração aconteceu.
Atualmente, a Nissan vende dois EVs nos Estados Unidos: o Ariya Crossover e o antigo Leaf. Enquanto isso, a Honda está apenas preparando seu primeiro veículo elétrico, o Prologue, que está sendo produzido em parceria com a General Motors, e planeja lançar um sedã até 2026.
O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, disse à AN: Em 2023, havia apenas os principais players do mercado que poderiam competir”. Ele também afirmou: “Inicialmente, não temos planos para compartilhar diretamente arquiteturas de veículos ou remarcar modelos, com foco em melhorar a escala e o custo da produção de componentes EV.
O CEO da Nissan, Makoto Uchida, disse à AN que não podemos continuar sentados assim. Se quisermos sobreviver no mercado, temos de acelerar a electrificação e isso significa investimento. Junto com isso, também temos que desenvolver nossas habilidades. Tudo isto só poderá acontecer se conseguirmos fortalecer a base de fornecedores e torná-la mais eficiente
Conclusão
O que você acha, com esta colaboração entre Honda e Nissan, poderá competir com as grandes fabricantes de veículos elétricos presentes no mercado como a Tesla. Diga-nos sua resposta comentando abaixo. Fique conectado com nosso site para obter notícias relacionadas a automóveis.
Leia também isto: Os 10 carros mais baratos e populares de 2024: opções econômicas para cada motorista